O tema Tarifa Zero está em grande discussão pelo Brasil e foi colocado em pauta em duas audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também na cidade de Sorocaba, onde o Deputado Federal Jilmar Tatto mostrou ao público presente e internautas como pode ser viável a gratuidade do transporte público.
Na quinta-feira (14), na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, o petista demonstrou que com a criação de um fundo com a destinação de recursos do vale-transporte pago pelos empregadores, a capital poderia arrecadar R$ 11, 8 bilhões por ano para ajudar a custear o programa.
Direito Constitucional
De acordo com Tatto, assim como a educação e a saúde, o transporte é um direito garantido na Constituição. “Em todas as cidades onde foi implantada a Tarifa Zero, a economia da cidade cresceu. A pessoa não guarda esse dinheiro. Economizando com o transporte, a pessoa gasta esse dinheiro no comércio”, afirma o deputado.
O parlamentar sugeriu a criação de um Projeto de Lei instituindo esse Fundo Municipal de Transportes, o que foi aceito pelos vereadores da Comissão e será elaborada uma minuta de PL para o governo analisar.
Menos carros nas ruas
No dia seguinte, em Sorocaba, o deputado participou de uma audiência pública para discutir a Tarifa Zero. O petista expôs a importância de se implantar um Sistema Único de Mobilidade, assim como o SUS, para garantir um atendimento universal e gratuito.
Para Tatto, a obra viária para o carro não resolve a cidade. Você induz os congestionamentos, um alto índice de emissão de CO2. É um conceito errado dos gestores. “O viário não é democrático. Ele polui mais, pois são mais carros na cidade. Se quem usa pagasse uma tarifa, ele ajudaria na Tarifa Zero, e mais gente usaria o transporte público”, garante o petista.
E complementa: “que tipo de cidade nós queremos? O meu Projeto de Lei (1743/23) inspirado no Caminho da Escola é uma forma de conseguirmos a Tarifa Zero. Podemos usar este programa para termos ônibus não poluentes, e o governo federal pode também investir nisso”, disse o deputado.
Durante a audiência, o deputado apresentou as cidades no mundo e no Brasil as quais já adotam a gratuidade e que é possível em Sorocaba a Tarifa Zero, ao demonstrar por números que a conta fecha.
Tarifa Zero em Piedade
Ainda na sexta-feira (15), Tatto foi à cidade de Piedade, onde se encontrou com o Deputado Estadual Dr. Jorge do Carmo (PT) e Leandro Soares do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, para conhecer a gratuidade adotada nos ônibus do município.
Assista na íntegra a audiência pública em Sorocaba: https://youtu.be/byBfDISfd_A?