Nesta terça-feira (13/08) o Deputado Federal Jilmar Tatto (PT-SP) passará a ser o novo coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero no Transporte Público, lançada em novembro de 2023, sob a coordenação de Washington Quaquá (PT-RJ). O parlamentar de São Paulo tem grande expertise na área, pois foi 2 vezes secretário municipal de transportes da capital paulista.
A frente reúne parlamentares entusiastas da proposta de diversos partidos, e irá se debruçar sobre uma série de medidas que tornem possível a implantação da Tarifa Zero em todo o país com a promoção de estudos de caso, debates sobre o tema e proposituras de projetos de lei que tornem a política viável.
“Fui eleito carregando essa bandeira, pois tenho certeza da viabilidade da política”, afirma Tatto, que tem percorrido o Brasil falando sobre o assunto. “A Frente Parlamentar é um instrumento que fortalece o debate, pois dá visibilidade ao assunto dentro da Câmara, e nos permite a formulação de propostas mais estruturadas, com a contribuição de diversos parlamentares”, completa o parlamentar de São Paulo.
Em junho, Tatto se reuniu com o professor doutor Thiago Trindade, da Universidade de Brasília, atual vice-diretor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, para conversarem sobre uma parceria de estudos entre a UnB e a Frente. “O objetivo é fazer um resgate histórico, analisar casos e principalmente promover um diálogo com a sociedade civil a respeito da viabilidade da Tarifa Zero”, afirma Trindade, que coordena o Núcleo Brasília do INCT Observatório das Metrópoles e integrante da coordenação do Grupo de Pesquisa Geopolítica e Urbanização Periférica.
“Vamos dialogar através de diferentes instrumentos de comunicação, como publicações, vídeos e podcast, para abranger o maior número de pessoas, em especial os jovens”, completa o docente.
Site
O ato de troca de coordenação também conta com a apresentação do site tarifazero.org.br, que reúne dados sobre as 116 cidades que praticam integralmente a gratuidade no transporte público, bem como matérias e vídeos com entrevistas com especialistas sobre assuntos relacionados.
“Temos que divulgar o máximo possível essa ideia, mostrando que é muito mais que um sonho, mas sim uma realidade que, com planejamento e vontade, fica de pé”, explica Jilmar Tatto, que complementa: “o site será uma espécie de banco de ideias, que ficará disponível para todas as pessoas, para que o assunto ganhe cada vez mais espaço na sociedade. Será um espaço de divulgação sem olhar coloração partidária”.
Para Tatto, a Tarifa Zero terá um lugar de destaque nas campanhas eleitorais que iniciam nessa semana, a partir do dia 16 de agosto. “Candidato que não falar sobre Tarifa Zero, estará perdendo uma grande oportunidade de se destacar nessa corrida eleitoral”, finaliza o deputado.
Crédito: Myke Sena / Câmara dos Deputados